A hiperatividade é normalmente identificada na primeira infância. Crianças inquietas, muito
falantes, cheias de uma energia inesgotável, impulsivas, com dificuldade de seguir algumas
regras, podem apresentar hiperatividade. O Diagnóstico é feito com ajuda de profissionais que atuam no atendimento clínico como psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos.
Além da observação comportamental e dos sintomas levados ao consultório descritos pelos
pais, a Avaliação neuropsicológica é o meio mais assertivo para se fechar um diagnóstico
de hiperatividade. Normalmente este diagnóstico vem acompanhado do Déficit de atenção,
formando a sigla TDAH (Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade).
A avaliação neuropsicológica é fundamental no diagnóstico de hiperatividade porque ela
envolve a observação comportamental por parte dos profissionais que fazem o atendimento
do paciente junto com a aplicação de diferentes tipos de testes psicológicos de referência
internacional. Assim, o diagnóstico da hiperatividade não se resume somente na
interpretação de sintomas e comportamentos, passando a ter base científica através das
testagens neuropsicológicas.
Os testes da avaliação neuropsicológica são instrumentos complexos compostos por
diversas escalas que são corrigidas e interpretadas por profissionais capacitados como
psicólogos e neuropsicólogos, auxiliando no fechamento do diagnóstico de hiperatividade.
Através do resultado dos testes aplicados e da observação clínica comportamental, se
fecha o diagnóstico da avaliação neuropsicológica com indicação de TDAH.
Se você tem um pedido médico ou escolar de avaliação neuropsicológica, ou deseja
realizar a avaliação por iniciativa própria para saber se seu filho é uma criança com TDAH
entre em contato com o Espaço Sou hoje mesmo e agende a consulta.
É muito comum hoje em dia ao observar uma criança agitada ouvir dos pais a justificativa
de que tal criança é hiperativa. Há quem duvide da resposta dada pelos pais sobre este
diagnóstico de hiperatividade, considerando a criança apenas mal educada e colocando a
culpa do seu comportamento hiperativo nos responsáveis. Assim como há pais que
confundem a energia natural dos filhos que estão descobrindo o mundo e se desenvolvendo
com comportamento natural de qualquer criança com hiperatividade.
Se você quer saber como a avaliação neuropsicológica pode te ajudar a
identificar se o seu filho(a) é uma criança com hiperatividade leia este
artigo até o final.
TDAH e a escola
Muitas vezes a inquietude e agitação das crianças é interpretada pelos pais como algo
normal da fase infantil. A sociedade atual está cheia de pais ausentes da criação dos filhos
por conta do excesso de trabalho. Entende-se, então, que as crianças querem chamar a
atenção dos pais quando estão próximas e por isso apresentam comportamentos agitados e
impulsivos.
Tudo isso parece natural até que a escola começa a identificar que o comportamento do
aluno está começando a afetar o seu rendimento na aprendizagem escolar.
Desconcentrado, impaciente, impulsivo, desatento e com dificuldade de seguir regras fica
difícil de conseguir aprender o conteúdo aplicado em sala de aula. A escola então pode ser
um agente importante para diagnosticar os primeiros sinais de uma criança hiperativa. Ao
fazer o apontamento para os pais, estes normalmente ficam mais motivados a pedir ajuda
de um profissional. A própria escola pode solicitar uma avaliação neuropsicológica com
indicação de TDHA (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), pois quanto antes se
chegar a um diagnóstico, mais cedo se inicia o tratamento e as ações na própria escola
para ajudar os alunos com essas questões a melhorarem o seu desempenho escolar.
Como um pai, uma mãe ou um responsável pode
chegar ao diagnóstico de que seu filho(a) é
hiperativo?
A hiperatividade é normalmente identificada na primeira infância. Crianças inquietas, muito
falantes, cheias de uma energia inesgotável, impulsivas, com dificuldade de seguir algumas
regras, podem apresentar hiperatividade. O Diagnóstico é feito com ajuda de profissionais que atuam no atendimento clínico como psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos.
Além da observação comportamental e dos sintomas levados ao consultório descritos pelos
pais, a Avaliação neuropsicológica é o meio mais assertivo para se fechar um diagnóstico
de hiperatividade. Normalmente este diagnóstico vem acompanhado do Déficit de atenção,
formando a sigla TDAH (Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade).
A avaliação neuropsicológica é fundamental no diagnóstico de hiperatividade porque ela
envolve a observação comportamental por parte dos profissionais que fazem o atendimento
do paciente junto com a aplicação de diferentes tipos de testes psicológicos de referência
internacional. Assim, o diagnóstico da hiperatividade não se resume somente na
interpretação de sintomas e comportamentos, passando a ter base científica através das
testagens neuropsicológicas.
Os testes da avaliação neuropsicológica são instrumentos complexos compostos por
diversas escalas que são corrigidas e interpretadas por profissionais capacitados como
psicólogos e neuropsicólogos, auxiliando no fechamento do diagnóstico de hiperatividade.
Através do resultado dos testes aplicados e da observação clínica comportamental, se
fecha o diagnóstico da avaliação neuropsicológica com indicação de TDAH.
Se você tem um pedido médico ou escolar de avaliação neuropsicológica, ou deseja
realizar a avaliação por iniciativa própria para saber se seu filho é uma criança com TDAH
entre em contato com o Espaço Sou hoje mesmo e agende a consulta.