Avaliação Neuropsicológica, também chamada de avaliação cognitiva, é um método de diagnóstico desenvolvido para se avaliar o funcionamento cognitivo dos pacientes. Com ela, podem-se obter informações valiosas que podem não ser detectadas em outros exames, como os radiológicos ou as técnicas de neuroimagem e, por isso, podem servir como complementar.
Neste texto, você irá entender como funciona e quais os processos da Avaliação Neuropsicológica. Confira!
Como funciona a Avaliação Neuropsicológica
Essa avaliação proporciona um estudo de funcionamento e atividade dos sistemas cognitivos ao explorar as funções nervosas superiores. Ela pode ser feita em pessoas com lesões ou danos cerebrais, para que se conheça o grau de alteração intelectual, bem como em indivíduos que buscam aferir seu funcionamento cognitivo ao longo de diferentes fases da vida.
Cada paciente possui seu próprio universo de circunstâncias. Por isso, na Análise Neuropsicológica, este universo particular deve ser considerado. A Análise é flexível e sempre adaptada para cada caso específico. Vamos tratar de algumas características comuns baseadas nos objetivos de cada avaliação. Veja!
As etapas da Avaliação Neuropsicológica
O profissional responsável pela realização do Avaliação Neuropsicológica reúne diversas informações prévias sobre o paciente e seu histórico. Características psicossociais e fisiológicas, faixa etária e outras variáveis.
Durante os procedimentos, a Avaliação Neuropsicológica é feita no paciente através da realização de testes padronizados de acordo com as características deste paciente e os objetivos os quais se pretende chegar com o exame.
Além de avaliar os resultados em si, é muito importante que o profissional responsável pela Avaliação Neuropsicológica também observe e considere a postura e o comportamento do paciente enquanto realiza as atividades. Afinal, isso também pode dar indícios importantes sobre possíveis transtornos ou distúrbios cognitivos que podem às vezes não ser percebidos apenas pelo resultado dos exames, elaborando um perfil neuropsicológico mais preciso.
Em adultos, a Avaliação Neuropsicológica da Doença de Alzheimer (DA) é uma das principais maneiras para se diagnosticar a intensidade e o tipo de alguns distúrbios de memória, atenção, e desempenho intelectual. Com exames regulares, pode-se aferir a progressão da doença e permitir a diferenciação dos distúrbios.
Em crianças, por sua vez, já é mais comum à realização de Avaliações Neuropsicológicas para medir as funções executivas e de cognição social, permitindo a medição do nível de maturidade e rendimento cognitivo da criança. Com este teste, pode-se diagnosticar, por exemplo, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) desde idades precoces.
Também é bastante realizada a chamada Bateria Banfe (Bateria Neuropsicológica de Funções Executivas e Lobos Frontais), que avalia funções executivas através de 15 etapas divididas em três áreas do cérebro: pré-frontal anterior, dorsolateral e orbito medial. Esta bateria possibilita a obtenção de um índice específico para cada região analisada.
A Avaliação Neuropsicológica realiza a medição de diversos aspectos cognitivos. Alguns deles são: a linguagem, a capacidade intelectual global, o comportamento, a personalidade, a atenção, habilidades de alto nível de execução, memória, entre outros. Para muitas doenças, uma boa Avaliação Neuropsicológica pode ser a chave para um diagnóstico preciso.
Entre em contato com o Espaço Sou e agende a sua consulta!