Avaliação Interdisciplinar

Os transtornos de aprendizagem são mais comuns do que se imagina, mas, felizmente, é um tópico que vem cada vez mais sendo abordado. Há pouco tempo era um problema que passava despercebido em crianças e adultos, podendo afetar muito o seu desempenho. Portanto, entenda o que é a avaliação interdisciplinar nos transtornos de aprendizagem.

O que é a avaliação interdisciplinar?

Obter um diagnóstico de algum transtorno de aprendizagem não é simples. Não existe um exame direto que possa ser feito para conhecer a origem do problema, e cada pessoa ou adulto desenvolve um tipo de transtorno, pelos mais variados motivos. Entre os diagnósticos mais comuns estão:

  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);
  • Dislexia;
  • Disgrafia;
  • Discalculia;
  • Dislalia;
  • Disortografia;
  • Entre outros.


Com tantos problemas, cada um com uma origem diferente, é preciso avaliar bem qual é sua origem real, de modo a fazer o tratamento. Por exemplo, é preciso um acompanhamento de fonoaudiólogo para determinar se o problema é de origem mecânica e de um terapeuta para destacar se é um problema neurológico ou mesmo emocional.

Como cada pessoa é diferente, é necessário que exista um acompanhamento contínuo, por profissionais de diferentes especialidades, que possam trocar informações e trabalhar juntos para entender o problema.

Alguns processos de avaliação de transtornos de aprendizagem

Por isso, são aplicados diversos processos para determinar se o problema é um dos destacados acima.

É importante, por exemplo, que haja um processo de acompanhamento contínuo individual, para ajudar a determinar como é o desenvolvimento da criança ao longo do tempo. Isso permite planejar as atividades, abordagens e ações a cada caso.

Em razão da complexidade do diagnóstico, também é necessário fazer o acompanhamento familiar e com os professores que têm contato com a criança, de modo a estabelecer ainda melhor como ela absorve o conhecimento e o aprendizado.

perfil de neurodesenvolvimento da criança vai apreender como são suas funções neuromotoras, memória, aplicação e entendimento da linguagem oral e escrita, ordenação espacial e temporal, função executiva e organização social. Evidentemente, todos estes testes e diagnósticos só podem ser alcançados precisamente por uma equipe multidisciplinar, que vai avaliar os resultados.

É essencial que a equipe interaja, para que haja uma troca de informações e a avaliação seja ainda mais precisa.

Uma vez que o diagnóstico seja feito, o tratamento e o acompanhamento também são questões multidisciplinares. Pode ser necessário elaborar um roteiro de adaptações específicos para a escola da criança, assim como um programa de desenvolvimento social, para que todos a sua volta possam contribuir de forma positiva para o seu desenvolvimento.

neuropsicologia, fonoaudiologia e psicopedagogia são alguns exemplos de disciplinas pelas quais a criança é tratada. Muitas vezes, é necessário transitar entre elas, dependendo do que a criança necessite a cada momento. Esse processo pode ser bem oneroso para a família e para a criança, por isso o ideal é que seja encontrado um espaço que ofereça todos estes tratamentos.

Na Espaço Sou, você encontra uma clínica multidisciplinar com profissionais especializados nestes e outros conhecimentos. Por isso, aqui, você tem tudo o que precisa para fazer a avaliação, o diagnóstico e o tratamento de um possível transtorno de aprendizagem do seu filho.

Quer conhecer mais? Então entre em contato para agendar uma consulta.