Atendimento em psicologia Clínica especializado para crianças.
Linguagem adaptada a cada faixa etária, recursos terapêuticos, abordagem interativa, intervenções assertivas, constante feedback para pais e responsáveis.
Não há dúvidas de que a psicoterapia infantil pode ser de grande ajuda no desenvolvimento, no autoconhecimento, na percepção e resolução de eventuais medos, receios, insatisfações e angústias das crianças. Nas sessões de psicoterapia o momento é só delas: é um espaço em que a criança poderá favorecer seu desenvolvimento psíquico, bem como aprender a lidar com os desafios, frustrações e até mesmo dores e mágoas, e transformá-las em algo melhor.
Seu filho tem dificuldade para fazer amigos e precisa fazer um grande esforço para se relacionar. Fora os pais, até mesmo os familiares são desafios para ele. Se relaciona muito pouco com colegas da mesma idade, vizinhos, etc.
Seu filho come compulsivamente, a maioria das vezes sem fome, fora de hora e repetidas vezes. Fica bravo quando advertido que este não é um hábito saudável.
Devemos ter muita atenção com crianças que não lidam bem com o “não” e que geram situações de grande desconforto quando não são prontamente atendidas. Nem sempre este é um sinal de distúrbio psicológico; pode ser apenas falta de educação e limites.
A primeira coisa a ser feita é o agendamento de uma conversa franca com os pais, ou responsáveis. Nela o psicoterapeuta reúne as principais informações sobre a vida de seu futuro paciente, e conhece um pouco a dinâmica da família em que a criança está inserida.
Em seguida inicia-se um processo em que o objetivo inicial é estabelecer um vínculo de confiança entre o profissional e o paciente. A criança deve se sentir à vontade, deve ser acolhida e ouvida. O espaço e o momento serão dela e para ela.
ABA – Análise do comportamento aplicada no TEA – Transtorno do espectro autista: ensino de habilidades.
Nem todas as crianças aprendem na mesma velocidade, mas existem alguns indícios de que seu filho tem dificuldades de aprendizagem (dislexia, por exemplo), que pode inclusive gerar desinteresse dele pelo aprendizado de uma forma geral.
Quando a criança é muito agitada, faz-se necessário um diagnóstico cuidadoso, que pode apontar, por exemplo, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), que envolve agitação física ou mental, impulsividade e até esquecimentos.
Se a criança apresenta manias, tiques ou fobias, rói unha, pisca muito os olhos, se tem contrações involuntárias rápidas e repetitivas de um grupo de músculos, come roupas e objetos, arranca fios de cabelo, provoca pequenos machucados, entre outros, pode ser necessária a avaliação de um profissional de psicologia.
Alterações de humor em crianças podem ser simples consequência da falta de sono, por exemplo, mas podem também ser o indício de que alguma coisa não vai bem.
Se seu filho está constantemente irritado, pessimista, bravo, uma avaliação profissional
Rua Miguel Lemos, 41 sala 905 – Copacabana, RJ,
22071-000
Estrada Raul Veiga, 500 – Alcântara – São Gonçalo, RJ, 22031-072
Avenida das Américas, 500, Bloco 8 sala 244 – Barra da Tijuca, RJ – Shopping Dowtown, 22640-100
Rua Santo Afonso, 131 – Sala 703, Próximo a Igreja de Santo Afonso e laboratório A+, Tijuca, RJ, 20511-170
Rua Professora Venina Corrêa Torres, 23 – Salas 203 e 204 – Centro, Nova Iguaçu, Condomínio Edifício Laura Pêgas – RJ, 26220-100
Copyright © 2022 ESPAÇO SOU | Clinica de Psicologia