A avaliação psicopedagógica é de grande importância. Ela serve, não apenas para identificar problemas de aprendizado, mas também para traçar estratégias de intervenção. Além disso, orienta, de forma assertiva, os responsáveis e escola.
O Psicopedagogo tem como função:
O que interessa na Psicopedagogia é o estudo do indivíduo com dificuldades de aprendizagem, ligadas a áreas emocional, cognitiva e social.
Normalmente, as crianças ou adolescentes são encaminhadas ao psicopedagogo quando apresentam dificuldades de aprendizagem. Fatores, também, que indicam a procura são questões de desatenção, não entendimento do conteúdo, falta de estímulos para as atividades escolares, entre outros…
Quando há alterações neurológicas, síndromes genéticas, transtornos ou outras patologias que interferem nas aprendizagens, o encaminhamento ao psicopedagogo deve ser precoce, de modo a facilitar o desenvolvimento e a melhora.
O Psicopedagogo, inclusive, atende adultos e idosos que tem como objetivo entender o seu processo de aprendizado, manter o foco ou ter uma avaliação psicopedagógica, quando se percebe que há perdas nesse processo. Cabe ao psicopedagogo avaliar e intervir no processo de desenvolvimento.
A avaliação psicopedagógica nos auxilia a entender os processos e os mecanismos de aprendizado do indivíduo, de uma forma pontual e estratégica.
Para uma avaliação, é necessário:
observar/estudar os aspectos da anamnese;
avaliar os potenciais de aprendizagem, das falas, comportamentos, predileções, levando em consideração as habilidades
descobrir o caminho que o aprendente utiliza para aprender, as fórmulas que utilizam, os aspectos cognitivos, psicomotores e as questões emocionais que podem afetar nesse processo.
A avaliação psicopedagógica deve ser feita com muito cuidado e critério, utilizando ferramentas e materiais adequados, coma finalidade de fazer a conexão dos pontos de todos os dados observados/coletados. Dessa forma, entendendo o caso e auxiliando a família, o aprendente e a escola.
A Avaliação Psicopedagógica tem duração, em média, de 8 a 10 sessões (entendendo que esse tempo envolve entrevista, anamnese, análise, visita/contato escolar, devolução).
Distúrbio de aprendizagem caracterizado pela dificuldade de leitura, problemas de identificação no reconhecimento das palavras, decodificação e ortografia.
Problemas voltados para a construção da ortografia e caligrafia.
Dificuldade específica de aprendizagem caracterizada por dificuldades em escrever sem erros ortográficos. Esta dificuldade acontece, com elevada frequência, em crianças com dislexia.
Transtorno específico de aprendizagem com prejuízo no domínio da matemática. A pessoa com discalculia apresenta um desempenho matemático significativamente abaixo do esperado considerando-se sua idade cronológica.
Dificuldade específica de aprendizagem caracterizada por dificuldades em escrever sem erros ortográficos. Esta dificuldade acontece, com elevada frequência, em crianças com dislexia.
Quando o rendimento não é o mesmo, precisando fazer uma avaliação Psicopedagógica para entender o motivo, que pode ser causado por inúmeras questões: não adaptação ao ambiente escolar, questões cognitivas, emocionais, sociais, dificuldades na rotina, dificuldades organizacional entre outros.
Rua Miguel Lemos, 41 sala 905 – Copacabana, RJ,
22071-000
Estrada Raul Veiga, 500 – Alcântara – São Gonçalo, RJ, 22031-072
Avenida das Américas, 500, Bloco 8 sala 244 – Barra da Tijuca, RJ – Shopping Dowtown, 22640-100
Rua Santo Afonso, 131 – Sala 703, Próximo a Igreja de Santo Afonso e laboratório A+, Tijuca, RJ, 20511-170
Rua Professora Venina Corrêa Torres, 23 – Salas 203 e 204 – Centro, Nova Iguaçu, Condomínio Edifício Laura Pêgas – RJ, 26220-100
Copyright © 2022 ESPAÇO SOU | Clinica de Psicologia